quarta-feira, 8 de março de 2017

Primeiras impressões do dia a dia em uma empresa


Minha ideia com essa postagem é compartilhar minhas percepções de um ambiente de trabalho.

Como nunca trabalhei, pode ser que tudo que eu diga aqui soe extremamente óbvio ou então posso estar errado a respeito de tudo.

Bom, a coisa que mais me impressionou é como pessoas "desenvoltas", bem-humoradas e comunicativas se destacam no ambiente de trabalho. Isso é muito legal a princípio, nos primeiros dias. Afinal, quem não gosta de uma piada inesperada, ou uma brincadeira no meio do expediente?

O problema é que sou "próximo" de uma pessoa assim no trabalho. Acho que seria um excelente amigo se eu o tivesse conhecido alguns anos atrás. Vejo que ele consegue tarefas mais importantes, os gerentes adoram ele, mas ele não é nem de longe tão bom quanto o resto da equipe (não me considero nesse comentário, por ser um simples estagiário). Muitas vezes, quando que ele realiza uma tarefa, alguém (às vezes eu) precisa realizar alterações, corrigir erros simples. Isso quando não acontece dele me solicitar uma tarefa e apresentar ao chefe dele como se fosse ele que tivesse feito.

No início pensei "Putz, que legal. Preciso desenvolver mais minhas habilidades de comunicação, me aproximar mais das pessoas, etc, etc". Hoje eu já não me divirto mais com as brincadeiras e piadas e fico pensando "será que não percebem que ele é tão bom"? Será que é saudável conseguir promoções, indicações de cargo ou até mesmo ter mais responsabilidade e respeito somente por ser bem comunicativo?

Agora chega de mimimimimimimi reclamar.

Nunca pensei que as pessoas conseguissem gastar tanto dinheiro. Um membro da equipe na mesma semana comprou:
  • Um IPhone 7
  • Um Apple Watch
  • Apple TV
O que me mais me intriga nessa lista é que ele não tem um cargo muito alto, ele não ganha R$10.000, acredito que nem R$7.000. E um detalhe interessante é que o celular "antigo" dele (não lembro o modelo, mas também era um IPhone) tinha sido comprado ano passado.

Além disso, as pessoas gastam dinheiro DEMAIS com carro. Todos com carros novos. O mais simples que vi foi um Fiesta como esse:



Bom, me mudei pra cá querendo trabalhar, ser produtivo, me destacar mas aparentemente não é tão fácil assim. Raramente consigo tarefas desafiadoras e/ou relevantes. Meu plano de ser um gerente antes dos 30 anos parece ir por água abaixo, mas sigo firme e forte tentando melhorar. 

Na área de finanças, estou tirando uns minutos por dia para pesquisar sobre FIIs e escolher com mais confiança para onde destinar o próximo aporte.

Estou lendo sobre ETFs e vou começar a monitorar o PIBB11 (o que mais me interessou) para adquirir cotas quando seu valor estiver interessante.

Grande abraço e boa noite a todos!

2 comentários:

  1. Fala jovem , já que vc é jovem e estagiário e está determinado a ser gerente siga firme nos caminhos de trainee , esses sem dúvidas serão futuros gerentes , um abraço sucesso

    ResponderExcluir
  2. Oi Eric, boa tarde!

    Aparentemente meu perfil não é muito interessante para as empresas. Confesso que fiquei um pouco desapontado. Fiz uma faculdade federal, fui monitor de disciplinas, iniciação científica e mesmo assim não fui aprovado nos processos de trainee e sequer nos processos de grandes bancos.

    Abraços e obrigado pela participação!

    ResponderExcluir